domingo, 6 de dezembro de 2009

O propósito da morte de Jesus.

with 0 comentários
Texto Básico: Gn 3:



Quando se fala na morte de Cristo têm-se quase sempre a mesma resposta:

* Jesus morreu para nos salvar.
* Ele morreu pelos nossos pecados.

E é exatamente isso, só que ainda é uma explicação um pouco abstrata. Então vamos Tentar definir melhor essa explicação.
Sabemos que Jesus morreu pelos nossos pecados, para nos salvar. Então tudo gira em torno da libertação dos pecados. Então, vamos falar um pouco sobre o pecado.

1. Todo pecado leva à morte.



Em Gn 3, nosso texto básico, lemos sobre a entrada do pecado no mundo.
O pecado trouxe várias consequências ao mundo, como as doenças, a dor,entre várias outras coisas...
Vamos citar duas consequências principais:

*Morte física:Se não fosse pelo pecado, não haveria a morte. isso pode ser notado no versículo 22 de Gn 3.

Nota:
22- Foi devidoà misericórdia de Deus que não se permitiu ao homem comer da árvore da vida, de modo a perpetuar e agravar sua condição pecaminosa.
Fonte:Bíblia vida nova.

*Separação de Deus: A morte física simboliza a morte espiritual, que é a separação de Deus. Essa é a principal consequência do pecado.
Só para se ter noção do que é isso, tente pensar em cada coisa boa que existe na vida. Pense que tudo isso vem de Deus.

"Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." Tg 1:17

Agora imagine o que é estar totalmente separado de Deus. Isso é definido na Bíblia como: Inferno, lago de fogo, morte eterna, segunda morte, etc.

Nota:
Gn 3: 23-
A separação é o resultado inevitável do pecado:

"mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça."Is 59:2

O pecado e o paraíso (significando o lugar onde Deus pode ser encontrado para com Ele manter-se comunhão) são realidades imcompatíveis.


Depois do pecado do Adão, todos nós estavamos debaixo do pecado. Já nascemos pecadores:

"Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe." Sl 51:5.

2- Um plano de salvação.


Mas Deus, pela sua infinita misericórdia, tinha um plano para livrar o homem dessa praga chamada pecado. Veja Gn 3 15 e a nota sobre o verśiculo:

Nota:
Gn 3 :15- Aqui está o que se denomina de proto evangelho, isto é, a primeira referência ao necessário redentor, capaz de efetuar a purificação pelo pecado, bem como pagar a horrenda pena que este acarreta. Observe que o termo "descendente" está no singular, portanto, uma referência clara feita a certa pessoa (Cristo) descendente de Eva, e não toda raça humana.

Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo. Gl 3:16

3-Por que Jesus?


Tente imaginar que você deve muito dinheiro, a ponto de não poder pagar nem uma
pequena parte. Qual é o requisito que alguém deve ter para se oferecer para pagar sua dívida? Essa pessoa não ode ter a mesma divida que você. E qual seria o principal requisito para alguém ajudar um cego a atravessar a rua? Ter o que falta ao cego, a visão.
Assim, alguém que pudesse nos livrar do mal do pecado, deveria estar incontaminado dele. Jesus foi o único a viver totalmente sem pecados, por isso só ele poderia "pagar nossa dívida".

"Quem dentre vós me convence de pecado? Se digo a verdade, por que não me credes?" Jo 8:46

"Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus."II Co 5:21

" Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado."Hb 4:15

Para nos salvar, Jesus Cristo, sendo, Deus se limitou à natureza humana, sofrendo nossas limitaçõese sofreu as consequências do pecado.

" Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,
o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,
mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;
e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz."
Fp 2:5-8

Sentiu a separação de Deus:

"Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"Mt 27:46

Porém, depois disso, Ele ressucitou dos mortos, por que Ele é Deus, e não pode deixar de ser Deus, e foi glorificado pelo pai.

4- Por quem Jesus morreu?


" Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."Jo 3:16

Jesus morreu para salvar aquele que nele crê. Isto significa que todo o mundo que acredita em Jesus e na sua história será salvo? Não!

" Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?
Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano,
e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso?
Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem.
Mas queres saber, ó homem insensato, que a fé sem as obras é inútil?
Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque?
Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
E se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus.
Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé.
E de igual modo não foi a meretriz Raabe também justificada pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho?
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta."
Tg 2:14-26

A fé que Jesus exige de é uma fé prática. Uma fé que mostra resultados. uma fé que não traz nada de bom é morta. Os que tem uma fé produtiva, foi por esses que Jesus morreu.

Se você acha que não tem essa fé, não se ache excluído. Apenas busque alcançar essa fé, pois ninguém que buscar a Deus será por Ele desprezado.

Conclusão

Jesus ,morreu em nosso lugar para pagar a nossa pena, a separação de Deus, a qual ele sentiu na cruz,mas ressuscitou dos mortos e um dia voltará para nos unir completamente com Deus.

0 comentários:

Postar um comentário