Preste muita atenção nessa letra de música:
Gente que não lê a bíblia dá cada mancada
Trocando Ezequias por Ezequiel
Mandando Isaías descer da figueira
Enquanto que isso é papel de Zaqueu
Fala que o quinto evangelho escrito por são atos
Foi um evangelho que lhe transformou
Sem falar nos surubins que lá em Isaías subiam e
Desciam louvando o senhor
O meu povo sofre por não ler a bíblia
O meu povo sofre por não conhecer
O irmão Oséias já profetizava
Senhor, convence o povo a ler tua palavra
Trocando Ezequias por Ezequiel
Mandando Isaías descer da figueira
Enquanto que isso é papel de Zaqueu
Fala que o quinto evangelho escrito por são atos
Foi um evangelho que lhe transformou
Sem falar nos surubins que lá em Isaías subiam e
Desciam louvando o senhor
O meu povo sofre por não ler a bíblia
O meu povo sofre por não conhecer
O irmão Oséias já profetizava
Senhor, convence o povo a ler tua palavra
Já vi gente ate dizendo que leu quando paulo
Caiu do cavalo isso não é real
Outro diz que jesus tocava um esquife trocando
Um velório por um musical
Gente que não lê a bíblia adora quem não deve
Fala que baal tomou uma lição
Quando uma jumenta conversou com ele e que
Jezabel adorou Balaão
Gente que não lê a bíblia sabe até o dia em que
Jesus cristo poderá voltar
Sem falar nos que pensavam que até 2000 o
Mundo todinho iria se acabar
Me juraram certa vez que irmã maria subiu
Para glória em uma acensão
Minha bíblia não tem isso mas se a sua tem
Me mostre agora que eu lhe dou a razão
Já vi gente pregando harpa cristã
Pregando que o irmão Danau era corajoso, era valentão
O povo mandava ele soltar o cabo mais ele teimoso não
Soltava não
Um irmão diz que os humilhados serão exaltados
Que o cair é do homem o levantar é de Deus
Que o senhor ressuscitou a talita cumi
E que jesus cristo o ungiu ele plebeu
Xote Santo – Gente que não lê a Bíblia
Esta letra é uma bem humorada crítica aos cristãos que não lêem a Bíblia. Embora a letra seja bem engraçada (Se você não achou graça, reveja sua vida espiritual!), esse é um problema muito sério e muito comum em nosso meio. Eu creio que isso tem sido até um reflexo do comodismo. As vezes passa pela cabeça da pessoa: Pra que eu vou ler a Bíblia, se eu já escuto o pastor? Aí se acostuma a se alimentar da palavra de Deus somente na pregação do domingo e na escola dominical. Qual o resultado disso? Falta de conhecimento!
Primeiro, por que a pessoas só está escutando algumas vezes na semana e não revê o aquilo em casa. Quem já estudou para vestibular ou concursos sabe que não adianta apenas assistir uma aula. Você tem que estudar em casa. A mesma coisa se dá com a palavra de Deus. Se você não estudar você não aprende.
Em segundo lugar, e se o pastor ou pregador estiver falando alguma coisa errada? O que mais tem hoje são falsos profetas querendo enganar pessoas. Se você não lê a Bíblia, como você vai saber se tudo o que lhe pregam está correto perante Deus?
Outro motivo que tem contribuído para que as pessoas não busquem o conhecimento de Deus é o que eu chamo de irresponsabilidade espiritual. A pessoa acha que por não conhecer o que é pecado ou não é, está livre do julgamento de Deus. Veja o que diz o texto de Levítico 5:15:
“Quando alguma pessoa cometer uma transgressão, e pecar por ignorância nas coisas sagradas do SENHOR, então trará ao SENHOR pela expiação, um carneiro sem defeito do rebanho, conforme à tua estimação em siclos de prata, segundo o siclo do santuário, para expiação da culpa.”
Mal sabe ela que só o fato dela desprezar o conhecimento de Deus já é, em si, pecado.
Mais uma coisa que tem feito as pessoas desprezarem o conhecimento da palavra, é a busca apenas por experiencias. Esse é o grande fenômeno dos últimos tempos. Pessoas que buscam manifestações do Espírito e negligenciam o estudo das escrituras. Um culto centralizado na palavra torna-se um culto “frio” se não houver falar em línguas, ou curas,enfim, nada sobrenatural. Veja o que Paulo diz acerca dos dons espirituais lá em 1 Co 12:28:
“A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.”
Note que quando Paulo fala acerca dos dons espirituais, ele coloca os dons referentes ao conhecimento (mestres) acima dos dons mais visados pelas pessoas, como dons de curar e dons de línguas. Portanto, concluímos que o conhecimento tem muito mais importância que a experiencia sobrenatural.
Outra coisa que tem afastados as pessoas do conhecimento é a preocupação apenas com as coisas materiais. Esse pra mim é o pior caso! Eu digo pior, por que provavelmente a pessoa que está nesse estado não está preocupada com a salvação. Tem uma visão apenas desse mundo. Costuma apegar-se apenas aos textos que tem promessas de deus, esquecendo do juízo e do compromisso. É provável também, que esse tipo de pessoa esqueça de deus quando estiver numa boa. O próprio Cristo condenou essa atitude. No texto de João 6 Jesus critica a multidão que o seguia, por que focavam apenas nos benefícios seus milagres (a multiplicação de pães e peixes). Ao invés de buscar o salvador, buscavam o rei que satisfizesse sua fome (veja v. 15). A resposta de Jesus a eles foi a seguinte:
“Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.” V. 26 e 27
Enumeramos aqui as principais causas da falta de conhecimento bíblico no meio cristão. Mas quais são as suas consequências? Na segunda parte do estudo abordaremos esse assunto. Em breve colocaremos a segunda parte do estudo.
God Bless you!
Tiago
0 comentários:
Postar um comentário