quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Todo mundo faz...

with 1 comentários

Quantas vezes você já se deparou com pessoas fazendo coisas erradas, e questionando esses, escutamos a seguinte desculpa:Todo mundo faz isso...
Quantas vezes até nós mesmos temos usado essa desculpa.
Satanás está tentando implantar a mentalidade mundana no meio de nossas igrejas. Está tentando deixar-nos achando que o pecado é relativo. Pecados mal vistos pela sociedade como adultério, prostituição, homicídio, o fumar, o beber e o drogar-se são evitados. O que normalmente, qualquer pessoa com bom senso faz. Mas os pecados mais comuns são tolerados. o falar mal dos outros, o fofocar, a desonestidade, facções, ódio, rancor, ao coisas muitas vezes toleradas entre nós. A desculpa, a mesma: "Todo mundo faz isso...". Mas ninguém pensa: Será que perante Deus isto está certo?
Não estou falando sobre viver uma vida de perfeição. Longe disso! Não há como viver sem pecar. O único que conseguiu isso foi o nosso Senhor Jesus Cristo!
Mas a questão é que, as pequenas coisas que deixamos passar podem ocasionar problemas em nossas vidas. Como diz aquela velha história da rã: Quando vai se cozinhar uma rã,(tem restaurante que serve isso), não se coloca a rã direto na água quente, senão ela vai pular. O que se faz é colocar a rã na água fria e deixar ela esquentar, pois assim ela vai se habituando aos poucos com a temperatura até ser cozida. Da mesma forma Satanás vai tentar fazer conosco. Ele não vai jogar direto numa situação de grande pecado. Ele vai fazer-nos acostumar com um pecadinho aqui outro ali, até estarmos tão habituados com eles que estejamos fracos o suficiente para tropeçarmos de vez num pecado grave!
Outra coisa a ressaltar é que perante Deus, cada um é responsável por si mesmo. Nós temos uma mania de querer nos justificar nos pecados dos outros. Fulano fez isso, por que eu não posso fazer?
Para exemplificar, vamos ver o caso de Adão: Ele tentou justificar-se do seu pecado, colocando a culpa na mulher:


"Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi." Gn 3:11,12.

E teve seu castigo:
" E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.
Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo.
Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás." Gn 3:17,18.

Deus não aceitou a desculpa de Adão. Pelo contrário, Deus o castigou! um prova de que o homem não pode se justificar pelos erros dos outros.
Outro tipo de desculpa que se usa pra se pecar hoje é a seguinte: "Fizeram comigo, eu vou fazer com os outros também...". Parece que não é verdade, mas tem gente em nosso meio querendo se justificar dos seus erros com essa desculpa.
Isso é, querendo justificar uma coisa ruim com outra. Isso é vingança! Essa linha de pensamento está destruindo muitos relacionamentos hoje em dia. Parece que as pessoas querem descontar nas outras as desilusões que sofreram. Agora o que a Bíblia diz sobre isso?
" Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. " Mc 12:31B
Quem ama o próximo como a si mesmo não vai ter essa atitude com o irmão.

Refletindo um pouco mais, já pensou onde essa linha de pensamento colocou nosso país? Desses pensamentos tão insignificantes em termos de pecado, surgiram toda a corrupção e criminalidade que enchem nosso país.
Nós fomos chamados para sermos santos. A palavra "santo" significa separado. Temos que ser separados do mundo. Nossa fé não deve se adaptar ao mundo. Pelo contrário, nossa fé deve mudar o mundo. Não devemos negar a Jesus com nossas atitudes para agradarmos a terceiros como fez Pedro(Mt 26: 69- 75).

Devemos sim seguir o exemplo do profeta Jeremias, que mesmo quando todos os outros habitantes de Israel cairam na idolatria, ele não seguiu a maioria, mas sim sua convicção em Deus.

God Bless!

Tiago H. Souza



1 comentários:

  1. Rodrigo disse...

    Obrigado Tiago, sua colaboração é de grande valor para o nosso blog! O Texto é muito bom, de fácil entendimento e aprendizado aos não cristãos. Pois no mundo em que vivemos isso ocorre muito, inclusive no nosso meio. Que Deus possa te abençar sempre!

    Ps: Só corrige as cores da letra para facilitar a leitura. Procure manter cores claras.

    Paz 0/
    Rodrigo.

Postar um comentário